Através de câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e conexão à internet, um funcionário monitora o condomínio da central de monitoramento da empresa que fornece o serviço de Portaria Virtual. A entrada dos moradores é feita por meio biometria, cartão magnético ou tag. As demais pessoas que acessam o condomínio, conversam com o funcionário na central de atendimento através de uma tecnologia parecida ao interfone. Sendo assim, quando um visitante deseja entrar, ele irá interfonar para central, e o funcionário da central irá pedir autorização por um aplicativo para celular ou interfone. E, além disso, através do aplicativo é possível monitorar quantas horas esses visitantes e prestadores de serviços permanecem no condomínio, e também controlar a entra de veículos e pessoas, e monitorar os alarmes e câmeras.

 

Vantagens da Portaria Virtual

 

A Portaria Virtual, além de garantir que o morador tenha controle facilitado dos acessos, tem muitas vantagens. As duas que mais chamam atenção são o custo-benefício e os impactos na segurança.

 

Impactos na Segurança

 

Muitas pessoas acreditam que o porteiro físico é mais confiável para cuidar do condomínio. Entretanto, as câmeras de segurança da Portaria Virtual têm visão completa dos arredores e são monitoradas o dia inteiro. Além disso, a portaria eletrônica evita casos onde o porteiro é rendido para liberar a entrada. E também, se houver alguma ameaça em potencial, uma viatura policial pode ser acionada através da central de monitoramento.

 

Encomendas

 

O responsável por receber as encomendas dos moradores nessa situação é o zelador. Por isso, e por outros motivos, ele continua sendo essencial para condomínios. Mas caso não haja um zelador, a pessoa deve aguardar no apartamento e liberar o acesso do entregador, como se fosse uma visita normal. Também há possibilidade de pedir para um amigo ou vizinho receber a encomenda.

 

Delivery

 

No caso de entregas, por exemplo iFood, o entregador interfonará para central de monitoramento, logo em seguida o morador recebe uma notificação de entrega e deverá ir até à entrada do condomínio para buscar o pedido. O condomínio deve ter duas conexões de internet para que não haja problemas. Mas mesmo assim, pode acontecer que as duas falhem. A segurança do condomínio pode ficar vulnerável nesse período. Entretanto, mesmo sem internet os moradores ainda podem entrar e sair normalmente. E caso tenha alguma visita, o morador deve ir até à entrada para liberar o acesso. O condomínio também deve contar com um nobreak, que é responsável por alimentar os dispositivos da Portaria Virtual, quando há queda de luz, através de uma bateria. Além disso, a empresa que fornece a Portaria Virtual deve oferecer auxílio imediato nessas situações e também se responsabilizar caso haja algum prejuízo durante esse período.

 

Dias de festas/Visitas

 

Em dias que houver uma grande quantidade de visitantes, o morador tem opção de criar uma lista e enviar para central de monitoramento, ou pedir para gerar um QR code e compartilhar com os seus convidados.

Condomínios ideais para Portaria Virtual

 

Para implementar a Portaria Virtual, é recomendado que o condomínio possua até 60 apartamentos e apenas uma entrada. Existem opções para condomínios maiores e com mais entradas, mas a implementação é mais complicada e o custo-benefício não fica tão interessante. Além dos condomínios residenciais, prédios comerciais, empresas e indústrias podem utilizar a Portaria Virtual. Com a Portaria Virtual é possível reduzir os custos e aumentar a segurança do seu condomínio. Se quiser saber mais sobre este serviço, entre em contato com a equipe Morhena.

 

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conhecer nossos serviços